5 ferramentas que auxiliam empresas com poucos funcionários

  • Autor do post:
  • Categoria do post:blog

Não é novidade pra ninguém que a tecnologia é uma grande aliada das empresas, incluindo daquelas de pequeno porte que possuem poucos funcionários. Independente da área de atuação, é importante que as companhias invistam em ferramentas que auxiliem tanto na sua produtividade quanto na organização das atividades e comunicação, para simplificar e otimizar o seu cotidiano.

Mais do que uma simples questão de modernização, o uso destas ferramentas é essencial para atingir os resultados esperados, incluindo aqueles em relação aos funcionários. E é válido destacar que, o gestor não precisa buscar por recursos de alto custo, principalmente quando se trata de uma empresa pequena. É possível aproveitar uma série de ferramentas gratuitas.

Neste artigo, nós listamos 5 ferramentas de produtividade e organização gratuitas que auxiliam pequenas empresas, turbinando as equipes que contam com poucos colaboradores. Acompanhe!

1. Google Drive

Uma ferramenta conhecida por todos e altamente útil. Em qualquer empresa o compartilhamento de arquivos e dados entre os funcionários se faz necessário. Para isso, é importante que este processo seja não só rápido como seguro. A ferramenta Google Drive garante estes dois aspectos.

Através desta ferramenta disponibilizada pelo Google, os funcionários podem compartilhar e consultar arquivos como textos, planilhas, imagens, áudios e vídeos, além de adicionar novos documentos. Este recurso otimiza o processo, poupando o tempo.

Um dos principais pontos do Google Drive é que ele pode ser acessado em computadores, smartphones e tablets, em qualquer lugar e horário, desde que haja conexão com a internet.

2. Skype

A comunicação é um dos pontos que uma empresa sempre busca aprimorar, afinal, ela está diretamente ligada à sua produtividade e organização. O Skype é a ferramenta ideal para facilitar a comunicação entre os funcionários e até mesmo clientes.

Uma popular ferramenta, o Skype é um software de ligações, vídeo chamadas e mensagens de texto.

Através dele, é possível realizar reuniões, mesmo que algum funcionário (ou até mesmo o gestor da empresa) esteja ausente. Esta é a sua grande vantagem. Se todos os colaboradores tiverem a ferramenta instalada em um computador, notebook ou até mesmo celular, eles podem se comunicar com seus colegas, independente do lugar que estiverem (isso inclui uma cidade ou até outro país), desde que estejam conectado à internet.

As ligações do Skype são gratuitas apenas para outros perfis do aplicativo. Chamadas para telefones fixos, por exemplo, têm uma cobrança.

3. Evernote

O tempo em que as anotações eram feitas somente em papel ficou no passado. Hoje, existem diversas ferramentas que trazem como funcionalidade as anotações de ideias, tarefas e compromissos. E não, não se trata do tradicional bloco de notas do computador.

O Evernote é um exemplo destas ferramentas. Trata-se de um aplicativo completo que pode ser instalado em computadores e dispositivos móveis que salva anotações, dentre outros dados na nuvem, garantindo o acesso aos demais funcionários da empresa, bem como a organização da companhia.

Com ele, nenhum colaborador se esquecerá de um compromisso importante.

4. Trello

Ferramenta versátil, o Trello é um interessante aplicativo de gerenciamento de projeto em listas no qual é possível organizar todas as atividades da empresa, determinar datas para entregas, além de adicionar comentários.

Para atender ainda mais às necessidades da empresa, a ferramenta pode ser utilizada tanto por um único colaborador quanto para uma equipe de funcionários. Através de seus quadros com subdivisões e listas, o gerenciamento das tarefas e projetos da empresa se tornam muito mais simples e otimizados.

5. Google Agenda (Google Calendar)

Mais uma ferramenta do Google bastante útil para auxiliar nas tarefas das empresas com poucos funcionários.

Também conhecido como Google Calendar, a ferramenta possibilita que o gerenciamento de compromissos e eventos, além do compartilhamento com os demais colaboradores. Um dos principais destaques do Google Agenda é o seu alerta por notificação, seja diretamente na tela do computador ou smartphone, ou por meio de avisos de e-mail.

Acima, você conferiu as 5 ferramentas que auxiliam empresas com poucos funcionários. Apesar de todas serem gratuitas, é válido informar que elas também contam com suas versões pagas, que apresentam recursos extras. Se você deseja investir em alguma ferramenta mais completa, a dica é experimentar a versão paga destes aplicativos antes de buscar por outros.

Gostou deste artigo? Compartilhe!