4 dicas para se tornar um empreendedor de sucesso

  • Autor do post:
  • Categoria do post:blog

Habilidades para se tornar um empreendedor de sucesso

O mundo está cheio de aspirantes a empreendedores – pessoas que acreditam ter o que é preciso para lançar uma empresa e transformá-la em um negócio lucrativo. Embora qualquer pessoa possa iniciar um negócio, nem todos terão sucesso.

Pesquisa realizada pelo IBGE, aponta as informações sobre as aberturas e fechamentos das empresas

Mapa colorido com texto preto sobre fundo branco
Descrição gerada automaticamente

À luz dessas estatísticas, a questão é: o que é preciso para ser um empresário de sucesso? Que passos os aspirantes a empreendedores podem dar para estabelecer as bases para o sucesso?

O QUE É UM EMPREENDEDOR?

Um empreendedor é alguém que lança um empreendimento comercial, tipicamente na forma de uma empresa que fabrica e vende um produto ou presta um serviço. Os empreendedores são frequentemente vistos como inovadores que identificam um problema ou oportunidade e, em seguida, desenvolvem uma solução que ninguém mais reconheceu.

Observa-se que “empreendedores – tanto indivíduos quanto equipes – procuram ativamente no ambiente por oportunidades ou as descobrem enquanto vivem e trabalham. Eles formam hipóteses sobre o que os clientes querem ou precisam e como podem agregar valor ao cliente. ”

Empreendedores de sucesso não apenas avançam com suas ideias. Primeiro, eles procuram validar que há demanda.

Uma maneira de fazer isso é por meio de testes, os empreendedores “recrutam pessoas e investem dinheiro para determinar se os clientes realmente valorizarão o produto e se eles podem produzi-lo e entregá-lo a um custo aceitável. Eles costumam encontrar ideias diferentes e ainda melhores uma vez no mercado. ”

REQUISITOS DE EMPREENDEDORISMO

Você sonha em um dia se tornar empresário e lançar sua própria empresa? Além de uma ideia de negócio, isso exigirá que você possua certas habilidades e características.

1. Principais qualidades e comportamentos de empreendedorismo

Vários pesquisadores tentaram identificar uma personalidade ou perfil empreendedor específico na tentativa de quantificar o que torna alguns mais bem-sucedidos do que outros. Inclusive, existem varios estudos alinhando a neurociencia e empreendedorismo

A verdade é que não existe um único perfil de personalidade que leve alguém ao sucesso como empresário. No entanto, existem várias características compartilhadas por alguns dos empresários mais bem-sucedidos do mundo.

Alguns comportamentos que são distintos de traços de personalidade e associados ao empreendedorismo incluem visão, curiosidade, reconhecimento de padrões, formação de equipes, adaptação, determinação e muita persistência.

Embora se possa argumentar que algumas pessoas são mais inclinadas a exibir esses comportamentos do que outras, cada uma dessas qualidades pode ser adquirida por meio de treinamento e desenvolvimento adequados 

2. Habilidades empresariais essenciais

Especialmente nos estágios iniciais do lançamento de uma empresa, os empreendedores são responsáveis ​​por realizar uma variedade de funções – quando não tem que fazer praticamente tudo. Antes de ter um departamento de contabilidade, uma equipe de marketing e uma equipe de desenvolvimento de produtos, você provavelmente precisará desempenhar algumas dessas responsabilidades críticas.

Dedicar algum tempo ao desenvolvimento de certas habilidades antes de lançar seu negócio pode aumentar drasticamente suas chances de sucesso. Aqui está uma lista de algumas das habilidades mais críticas que todos os empreendedores devem ter:

  • Habilidades de comunicação , que você aproveitará diariamente ao trabalhar com fornecedores, investidores, clientes e vários membros de sua equipe em crescimento
  • Habilidades organizacionais , que irão capacitá-lo a trabalhar em direção aos seus objetivos com eficiência
  • Habilidades de gerenciamento de tempo , que serão essenciais ao longo de sua carreira, mas especialmente no início, quando você tem múltiplas responsabilidades
  • Tomada de decisão baseada em dados , que permitirá que você tome decisões objetivas e mensuráveis ​​sobre seus produtos, serviços, negócios e clientes
  • Pensamento estratégico, que permitirá que você descubra oportunidades e ameaças que orientam as decisões de negócios com mais facilidade
  • Noções básicas de contabilidade , que serão especialmente importantes antes de você ter uma pessoa ou equipe dedicada a gerenciar as finanças de sua empresa
  • Resiliência , porque todo empreendedor enfrenta desafios e lutas, e é preciso resiliência para se recuperar

3. Uma oportunidade ou ideia de negócio

Para que um novo empreendimento tenha sucesso, o plano de negócios deve ser centrado em uma oportunidade sólida.  Uma oportunidade é definida como um empreendimento proposto para vender um produto ou serviço pelo qual os clientes estão dispostos a pagar mais do que os investimentos e custos operacionais necessários.

Uma oportunidade é mais que uma ideia de produto e se estende muito além do ato inicial de entrar no negócio…“ é um plano que mostra como um empreendimento irá atrair, reter e recompensar todas as partes interessadas, incluindo clientes, fundadores, funcionários, investidores, distribuidores e fornecedores”.

Esse plano não termina depois que você identifica uma ideia inovadora . O ideal, e ter seu conceito validado antes de você comprometer recursos, tempo e esforço para trazê-lo à vida. Depois de validado e buscado, você deve reavaliar constantemente seus negócios para determinar se precisa se adaptar a novas oportunidades ou ameaças.

4. Recursos e financiamento

Finalmente, para lançar seu negócio, você precisará de uma fonte de financiamento para comprar equipamentos e materiais, desenvolver seu produto ou serviço, repetir suas ofertas e refinar seus processos. O tamanho do seu financiamento, varia de acordo com o tipo de negócio que você está lançando e com o seu setor.

Para alguns empresários, o autofinanciamento é possível. Nesses casos, o empreendedor pode reservar dinheiro suficiente para pagar suas despesas de vida enquanto abre seu negócio, além dos custos associados ao lançamento.

O autofinanciamento não é a única opção disponível. Existem muitos outros caminhos que você pode seguir, como:

  • Como obter um empréstimo (Bancos, fintechs…)
  • Levantando capital de investidores
  • Fundos de risco
  • Incentivos do governo para micro e pequenas empresas

Toda forma de financiamento traz benefícios e riscos. O autofinanciamento, por exemplo, permite que você mantenha o controle total sobre seus negócios e lucros potenciais, mas também exige que você corra o risco de fracasso. Levantar capital de investidores, por outro lado, permite que você distribua seus riscos e, potencialmente, inicie seus negócios mais rapidamente – mas o força a abrir mão de uma parte de seu controle. Em última análise, você deve decidir o que faz mais sentido para o seu negócio.

SEU CAMINHO PARA SE TORNAR UM EMPREENDEDOR

Incontáveis ​​aspirantes a empreendedores têm uma ideia de negócio interessante, inovadora e atraente, mas não têm as habilidades ou qualidades para levá-la a bom termo. Da mesma forma, muitos outros têm as habilidades e qualidades, mas não têm uma ideia a seguir. Mesmo aqueles com uma ideia brilhante e as habilidades necessárias podem não conseguir fazer seu projeto decolar se não tiverem acesso a financiamento. O empreendedorismo de sucesso requer uma combinação de todos esses componentes.

A boa notícia é: os empreendedores de sucesso não nascem – eles são feitos. Com o treinamento, a instrução e o desenvolvimento certos, todos têm potencial para se tornarem empreendedores.